domingo, 13 de janeiro de 2013

Oração...




- CARTA DE AMOR -
(Maria Bethânia)
'Não mexe comigo que eu não ando só
Eu não ando só, que eu não ando só
Não mexe não

Eu tenho zumbi, besouro o chefe dos tupis
Sou tupinambá, tenho erês, caboclo boiadeiro
Mãos de cura, morubichabas, cocares, arco-íris
Zarabatanas, curarês, flechas e altares.
A velocidade da luz no escuro da mata escura
O breu o silêncio a espera. eu tenho jesus,
Maria e josé, todos os pajés em minha companhia
O menino deus brinca e dorme nos meus sonhos
O poeta me contou

Não mexe comigo que eu não ando só
Eu não ando só, que eu não ando só
Não mexe não

Não misturo, não me dobro a rainha do mar
Anda de mãos dadas comigo, me ensina o baile
Das ondas e canta, canta, canta pra mim, é do
Ouro de oxum que é feita a armadura guarda o
Meu corpo, garante meu sangue, minha garganta
O veneno do mal não acha passagem e em meu
Coração maria ascende sua luz, e me aponta o
Caminho.
Me sumo no vento, cavalgo no raio de iansã,
Giro o mundo, viro, reviro tô no reconcavo
Tô em face, vôo entre as estrelas, brinco de
Ser uma traço o cruzeiro do sul, com a tocha
Da fogueira de joão menino, rezo com as três
Marias, vou além me recolho no esplendor das
Nebulosas descanso nos vales, montanhas, durmo
Na forja de Ogum, mergulho no calor da lava
Dos vulcões, corpo vivo de xangô

Não ando no breu nem ando na treva
Não ando no breu nem ando na treva
É por onde eu vou que o santo me leva
É por onde eu vou que o santo me leva

Medo não me alcança, no deserto me acho, faço
Cobra morder o rabo, escorpião vira pirilampo
Meus pés recebem bálsamos, unguento suave das
Mãos de maria, irmã de marta e lázaro, no
Oásis de bethânia.
Pensou que eu ando só, atente ao tempo num
Começa nem termina, é nunca é sempre, é tempo
De reparar na balança de nobre cobre que o rei
Equilibra, fulmina o injusto, deixa nua a justiça

Eu não provo do teu féu, eu não piso no teu chão
E pra onde você for não leva o meu nome não
E pra onde você for não leva o meu nome não

Onde vai valente? você secô seus olhos insones
Secaram, não vêêm brotar a relva que cresce livre
E verde, longe da tua cegueira. seus ouvidos se
Fecharam à qualquer música, qualquer som, nem o
Bem nem o mal, pensam em ti, ninguém te escolhe
Você pisa na terra mas não sente apenas pisa,
Apenas vaga sobre o planeta, já nem ouve as
Teclas do teu piano, você está tão mirrado que
Nem o diabo te ambiciona, não tem alma você é
O oco, do oco, do oco, do sem fim do mundo.

O que é teu já tá guardado
Não sou eu que vou lhe dar,
Não sou eu que vou lhe dar,
Não sou eu que vou lhe dar

Eu posso engolir você só pra cuspir depois,
Minha forma é matéria que você não alcança
Desde o leite do peito de minha mãe, até o sem
Fim dos versos, versos, versos, que brota do
Poeta em toda poesia sob a luz da lua que deita
Na palma da inspiração de caymmi, se choro, quando
Choro e minha lágrima cai é pra regar o capim que
Alimenta a vida, chorando eu refaço as nascentes
Que você secou.
Se desejo o meu desejo faz subir marés de sal e
Sortilégio, vivo de cara pra o vento na chuva e
Quero me molhar. o terço de fátima e o cordão de
Gandhi, cruzam o meu peito.
Sou como a haste fina que qualquer brisa verga
Mas, nenhuma espada corta

Não mexe comigo que eu não ando só
Eu não ando só, que eu não ando só
Não mexe comigo' ... ;)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Já faz um tempo que eu queria te escrever um som...

Ok.

E eis que a vida volta a dar na minha cara!!
Sim, tenho por certo que admitir... sempre me lembro de você!
não antes, mas Ultimamente, quando as noites chorosas com rimbombantes trovões em minh'alma, eu lembrava você...
também não sei ao certo por quê!
Carência não seria, era algo mais próximo à nostalgia... sim, nostalgia. Boas lembranças de um tempo feliz. Talvez.
Quando foi que cheguei ao ponto de questionar a mais célebre das minhas escolhas???
Seria esse um momento de crise, ou realmente todas as linhas apontam em direção oposta?
Ah... são tantas noites de trovões...
Queria ter um pouco de paz, e talvez, voltar àquele célebre amor sereno de antes... afinal, onde droga foi parar a minha serenidade????
Sua lembrança de mim me tocou fundo á alma, não consigo mais me negar a esta realidade... mas foi só isso.
Ainda me emociono quando lembro ou penso nela, a carta. Onde tudo que estava escrito eu já sabia, sempre soube, mas realmente não esperava nunca ver você admitindo.
Quero que saiba, mesmo tardiamente, que aquela carta me chegou em um momento muito sagrado em minha vida, e minha alma sempre lhe será grata por isso.
Baaaasicamente, estava eu passando por um momento altamente deprimente e depreciativo na vida, e vinha elevando preces emocionadas aos céus, clamando por deixar de me sentir tão pouco amada... e sim, hunf, é com a voz embargada que admito isso... e lembro de perguntar incisivamente a Deus por quê e de quê servia tanto amor em mim, se ás vezes as pessoas ao redor podiam ser tão cruéis. Chegara simplesmente o momento em minha vida em que eu cansava de novo!
Puta merda seria o amor realmente um desperdício?...
enfim eram essas as questões sub-reptícias em meu coração e eu pedia a Deus que me fizesse lembrar diariamente que o meu destino era amar, e tirar toda a mágoa ancorando. E eis que na mesma semana recebo um texto, singelo e profundo...
ah, a profundidade... onde a pessoa menos esperada do mundo me agradecia por amar!
Fudeu tudo!!!
precisei de uma pausa...
voltar a aprender a respirar...
recuperar a lucidez...
e enfim agradecer. a você. a Deus pela magnífica mensagem...
e encucar...
realmente, no passado nossas almas foram tão intimamente ligadas que acho que sentiu, mesmo se saber por quê, que a minha clamou. e Deus aproveitou a chance!
Saiba que agradeço a Deus pela experiência, pelo que aprendi, pelo que ignorei, pelo que superei e pela felicidade que nunca almejei e encontrei.
Acho que precisava dizer isso, mas não ainda sabia como fazer de uma forma que fosse lícita e nada confundente! Muito menos desleal aos meus, mesmo numa fase em que não mereciam.
Enfim, quero admitir também aos céus que ainda lembro...
e muito...
e infelizmente comparo.
Porra!
Sinto falta, nestes momentos, da delicadeza... da entrega... da gentileza... da idolatração... do cuidado... do carinho... de um e de outro.
ah, esquecendo tudo isso, em si mesmando e se tornando insignificante diante da magnitude do meu amor agora. Sinto falta mesmo do amor! Uma coisa é saber que ele está aqui e senti-lo em mim... mas sinto muita falta de senti-lo nele!
Nossa... e como é feliz reconhecer o amor no outro!
 e como é difícil achar mesmo que por instantes, de forma insegura, que ele pode não mais existir, ou estar apagadiinhoo, sentindo o peso dos anos...
A pior coisa que deve existir é sentir uma alma que é parte da sua exalando rejeição, imprompéricamente por vingança e ciúmes. Como ele ousa esquecer, ou fingir que esqueceu, que deveria me tratar com idolatria e sublimes ações e sentimentos??
Minha Deusa se retorce de ódio internamente e minha lava se solidifica em um vulcão adormecido, prestes a explodir!
E por que não explodir???
Quando foi que a sombra tomou conta?...
e quando foi que eu disse a mim mesma que o meu amor estava acima de tudo?? 
Porque sinceramente, está sendo muito difícil acatar esta decisão!... É tanta falta de respeito e consideração, que minha alma anseia em deixar de existir, ... às vezes.
Que se foda tudo isso! Onde está a minha força? E a certeza que eu tinha dela?
...
alguns pensamentos soltos dão nisso... misturar presente e passado em uma cacofonia desesperada de maus amores!!
Boa merda... mas aqui dentro não há confusão. Só um pouco de tristeza talvez...
por ter que aceitar que as pessoas que amamos nem sempre continuam amáveis, mas ainda assim continuamos amando-as. É muito desestruturante lidar com a perversão!
Saber que o lado negro do seu amor tem uma necessidade constante de desconstruir vc é foda velho!! Filha da puta, vai fazer uma terapia caralho!
Af, esgotamento de paciência é o caralho também. 
sentiu que o texto vai ficando mais agressivo vindo do passado para o presente? rsrsrsrsrs e olha que eu achava que havia entrado no presente por este ser mais sereno hahahahahahahahahahahahaha.
Ah, no mais, essencialmente eu sei que tudo vai acabar bem, que minha tpm vai passar quando a menstruação chegar, e eu vou voltar a pisar em algum ego filha da puta para me lembrar e lembrá-lo de que ele está diante de uma Deusa. Aí ele volta ao normal, e o mundo volta a girar com a minha felicidade...
ahf...
por que que eu tinha que ser tão sensível?
chega.

(By Nane, crônicas. em 10 de janeiro de 2013)

Já faz um tempo que eu queria te escrever um som...

É Ela...



Ela pode ser um rosto que nunca esquecerás, um sorriso, uma lágrima, um corpo. Pode ser talvez apenas uma vaga lembrança. Palavras ditas, bilhetes perdidos, asa partida, ou pode ser alguém em quem sempre pensarás... Joana, Maria, Ana, Carolina. Ela pode ser apenas mais uma mulher bela na tua vida ou aquela que em ti tocou fundo ou apenas uma mulher livre vagando pelo teu mundo.

Talvez ela seja uma bênção na tua vida, seja o sol das tuas manhãs, o motivo da tua luta diária e tua recompensa à noite. Talvez ela não seja nada disso... E ainda assim tu a ames. Ela pode ser a música que te embala ou um furacão que te arrasta... Um doce, um veneno, um café amargo, pode ser a mão que fere e dá afago e talvez centenas de coisas diferentes no espaço de um dia.
Ela pode ser uma fada ou uma bruxa, talvez a fome ou a fartura. Pode transformar cada dia em um paraíso, velar teu sono ou te fazer perder o juízo. Talvez ela possa muitas coisas mais. Talvez não possa muito, mas você possa por ela.
Ela pode não ser o que parece ser. Dentro de seu casulo ela traz a solidão e a paixão de todo poeta e mais a ânsia por liberdade que nunca lhe deixa quieta. Ela que sempre parece tão feliz na multidão com seus olhos tão brilhantes e orgulhosos e seus cabelos ao vento, não transparece a ninguém seu interno tormento. Ela pode acordar sorrindo ou beber seu café entre lágrimas. Pode dizer que está tudo bem, mas pode estar fingindo.
Talvez ela seja o amor que sempre durará ou apenas uma paixão passageira. Mas quando ela estiver com você ela será sua. Sua amante, amiga, sua cúmplice e companheira. Ela que sempre dá tanto e pede pouco, pode fazer tudo por você, mas pode cansar, pode aos poucos morrer, querer partir, pode ancorar a dor do mundo a ainda assim te fazer sorrir.
Ela requer paciência. Ela não é uma mulher comum. Se ela estiver na tua vida, fará toda diferença. Ela acolherá seu riso e suas lágrimas e talvez essa seja a razão pela qual você viva. Você cuidará dela nos tempos e nas horas mais difíceis e também levará os sorrisos e as lágrimas dela com você. Porque ela é o sentido da sua vida e por onde ela for você irá.
Talvez você não saiba o que goste tanto nela, se é porque faz pose e é bela ou porque é despreocupada e misteriosa, talvez porque seja meio dissimulada, porque no fundo ela goste de ser mandada, porque ela te faça ver e sentir o mundo de outra maneira ou seja por suas curvas desproporcionalmente belas.
Nada importa, as perguntas ficam sem respostas, você só sabe que a vida é melhor se você estiver com ela. Porque talvez ela seja o modelo de todos os seus sonhos, talvez não e ainda assim você amará ela.

Carolina Salcides

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

E o fim se aproxima...



Enfim, chegamos ao momento do nosso epitáfio...
no bom e velho estilo Nane: que se foda! Foi tudo muito bom, tudo muito bem, vivi intensamente e sofri qndo necessário! No mais, se nada acabar, nos vemos sábado no supermercado, às pressas, para comprar os ingredientes da ceia de Natal... Lá vamos nós! Rumo ao desconhecido, infinito e além!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O que é educação X o que é arte.

     


   A todo instante não há como não fazer relação entre os dois temas, mesmo quando não suscitada pelos textos, levantam-se na mente, minha pelo menos, enquanto futura arte educadora. Nos textos podemos identificar a semelhança no que diz respeito do caráter humano de ambas as coisas, educação e arte, ambas humanizam o homem, ou pelo menos deveriam. As duas coisas são objeto da sociedade, criadas pela sociedade, pelo homem mais propriamente dito, e para o homem, do homem para si mesmo, como que num impulso subconsciente de melhorar sua qualidade de vida, para o que foram idealizadas é o que deveriam fazer. Neste mesmo sentido, ambas são diversificadas em si mesmas, mudam de sociedade para sociedade, de acordo com a cultura vigente de cada grupo social haverá determinado tipo de processo educacional e artístico. A indo mais longe ainda acredito que não de forma explícita nos textos, mas uma questão que em mim foi levantada, foi a do caráter educacional da arte e da responsabilidade da educação quanto à arte. Fui clara? No caso, ambas seriam responsáveis uma pela outra; a arte que tem dentre uma de suas finalidades, e preciso acreditar nisso enquanto arte-educadora, a de educar, ensinar, sensivelmente os homens, através da arte desenvolver, e quando cito educar é sobre o caráter de processo de aprendizagem que não deixa de ser, na arte quando do contato com a mesma, no sentido de educar sensivelmente e emocionalmente, e de desenvolver o senso crítico imagético propriamente dito, dentre outros fatores já tão conhecidos do papel educativo da arte.
     E já a educação a de preparar o indivíduo para a arte, de dotá-lo de conhecimentos para a maior apreciação, ou reflexão acerca da arte, no mesmo sentido citado antes só que na direção inversa. Neste ponto ambas são inter dependentes, seja em um caráter social, de prática social, seja pela humanização, seja pelo desenvolvimento intelectual, e em diversas outras direções, elas acabam tendo a mesma função, ou parecida. A de quem sabe tornar o homem mais homem!


O Modernismo no Brasil

     

     Meio que por acaso, eu diria, o modernismo deu entrada no Brasil. Claro que a inconstância da subjetividade das pessoas da época, digamos que a partir de 1900, em uma época favorável a mudanças levadas pelo estress de um período pré-guerra, seguido da então 1ª guerra mundial e o pós-guerra, por todos conhecido como período de crise existencial onde as pessoas ansiavam por formas novas de se pensar o mundo e suas relações com a vida. Então nesse período o Brasil que era uma recém república também estava com ares de mudança e necessitando de novidades. As crises da queda do café e o crescimento das cidades, toda essa esfera de caos sempre bem vinda, pois que muito criadora no campo do pensamento e também das artes, estava acontecendo naquele momento. Porque o por acaso do início? Referi-me então à boa vontade dos artistas que trouxeram as “inovações” na arte brasileira. Eles haviam ido, leia-se eles como Lasar Segall e Anita Malfatti, para a Europa estudar, pretendiam estudar, para quem sabe aperfeiçoarem suas técnicas e coisas do tipo. Segall chegou primeiro e então como todo bom grande artista que se entusiasma pelo novo, veio trazendo em sua arte influências fervorosas do que acontecia na Europa, a transloquência das novidades que ele vira por lá. Não no sentido de copiar o que viu, mas sim de se inspirar no sentimento que inspirara o que ele viu, a necessidade de mudanças que citei antes.

     Mas o que deixou a comunidade realmente pensativa, o então real baque modernista no Brasil foi a exposição de Anita. Chega ela então entusiasmada com a liberdade de formas e cores do expressionismo alemão e produz sua exposição modernista em 1917. Como disse, as pessoas estavam já mais abertas à novidades e preparadas que estavam pela prévia de Segall e, 1913, aceitaram bem (de início) a liberdade de Anita, até que Monteiro Lobato em sua quem sabe inoscência de conceitos, criticou cruelmente a jovem artista. Oh que tragédia! Poderíamos pensar. Mas foi justamente graças a essa crítica que todos os artistas da época, os entusiastas das novidades, se reuniram em volta dela e em 1922 lançaram a 1ª Semana de Arte Moderna, em São Paulo, com o intuito justamente de chocar e abrir as portas às inovações européias, mas que agora recebiam a influência da necessidade de produzir algo brasileiro realmente, ou seja, abrasileirar as tendências. Produzir algo brasileiro e moderno! Moderno então, era considerado, tudo aquilo que fosse novo, que não trouxesse de volta as tendências acadêmico-clássicas de antes. Tinha início o Modernismo no Brasil.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1722230-modernismo-brasil/#ixzz2AHuVx4Vk

Bases Neurológicas da Aprendizagem.




Avaliação (Bases Neurológicas da Aprendizagem, em Jan/2011, tirei 10,0!)


1ª) Fale sobre a Neuroplasticidade e como o psicopedagogo pode potencializá-la:

R.: De acordo com o que foi discutido em sala de aula, a Neuroplasticidade ficou por nós entendida como a capacidade do “cérebro”, por assim dizer, de reagir e se adaptar às adversidades no desenvolvimento do indivíduo. Seria essa capacidade de gerar novas sinapses para “resolver” determinada limitação ou problema, como por exemplo quando uma criança sofre um acidente e em uma batida da cabeça no chão, machuca seriamente e compromete parte do cérebro que é responsável pela memória. Depois de certo período de recuperação, é percebido em uma ressonância que outras áreas do cérebro dela começam a trabalhar em função da memória suprindo assim a necessidade. Assim entendida, a Neuroplasticidade se configuraria como essa capacidade, principalmente na infância de adaptação do cérebro. A psicopedagoga pode aproveitar-se dessa informação e estimular esta plasticidade, através dos jogos terapêuticos e outras intervenções psicopedagógicas, lembrando-se de que a infância é uma janela de possibilidades e oportunidades, como nos cita Walpole.

2ª) Como podemos orientar o professor de sala de aula, frente a um caso de uma criança com hiperatividade acentuada?

R.: Se a criança estivesse sendo devidamente assistida por outros profissionais além de mim, eu tranqüilizaria o professor dizendo que devemos trabalhar juntos em busca de um facilitar a aprendizagem desta criança, e estimularia o professor a aproveitar do “problema” desta criança enquanto uma habilidade e não uma limitação, assim sendo ele deveria aproveitar-se da inquietação, dando atividades rápidas e interessantes, pedindo a criança para participar da aula dramatizando, tentar descobrir algumas coisas que chamem a atenção e despertem o interesse dela utilizando isso em atividades que instiguem a criatividade e desafiem a curiosidade, inserir a criança em atividades que a coloquem em movimento, seja distribuindo atividades para os coleguinhas, fazendo a chamada ou estimulando uma apresentação artística ao final da aula.

3ª) Cite importantes fatores que podem prejudicar o desenvolvimento neuropsicomotor de um indivíduo:

R.: Algum déficit no processo de mielinização e principalmente se houver algum problema até os 06 anos de idade, em que os nervos responsáveis pela movimentação motora estão se desenvolvendo e aperfeiçoando. Isso pode ser prejudicado partindo de diversos fatores, desde má formação do feto, má formação esta envolvendo também o desenvolvimento cerebral, ou na evolução das sinapses ao longo da infância. Falta de oxigenação no cérebro, seja no período pré-natal, peri-natal ou pós-natal, pode também ser altamente prejudicial. Podem influenciar, as dificuldades motoras, fatores como os Etiológicos, sejam de ordem biológica (genéticos, neurobiológicos ou neurofisiológicos), ou de ordem social (seja de envolvimento ou privação cultural) ou de classe social.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cinquenta tons de vida!



Concordo em gênero e grau com o texto do blog da minha prima/aderente Glorinha em http://nanossarotina.blogspot.com.br/2012/10/quantos-tons-mais-escuros-de-tons-de.html !! O que todas querem, e me incluo nessa, é um Homem com h maiúsculo na hombridade e na presença... (rsrsrs Graaaças a Deus eu já o tenho, mas não foi fácil!) ahh a presença... é difícil achar um homem na atualidade que seja tão dominador quanto dominado, e que permaneça! Como o tãoo criticado personagem. Afinal muitas mulheres, inclusive as mais antenadas, inteligentes e críticas literárias possíveis, estãoo cativas desta história que nada mais apresenta do que um conto de fadas moderno e apimentado! E arrisco dizer que é bem escrito sim, no que diz respeito a tocar a alma feminina romântica e carente de histórias de amor impensáveis e maravilhosas, rsrsrsrs, seja o texto rico ou não poéticamente. não é não? bjsssssss Glorinhaa, arrasou!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dificuldades na fala infantil...





Podemos dizer que há um problema de linguagem em uma criança quando sua maneira de falar interfere na comunicação (distraindo a atenção do ouvinte sobre o que ela diz para enfoca-la no como ela diz) ou quando a própria criança se sente excessivamente tímida e/ou apreensiva com seu modo de falar. Porém, é preciso muito cuidado ao classificar a linguagem, pois a fala normal tolera muitas “anomalias”.
Mudez – esta incapacidade de articular palavras, geralmente é decorrente de transtornos do sistema nervoso central. Em boa parte dos casos, é decorrência de problemas na audição.
Atraso na linguagem - as principais características da criança que tem atraso na linguagem, são: deficiência no vocabulário; deficiência na capacidade de formular idéias e desenvolvimento retardado da estruturação de sentenças.
Problemas de articulação – as crianças de mais de 7 anos que não consegue pronunciar corretamente todas as consoantes e suas combinações apresenta um problema de articulação. Podemos citar:
dislalia, que é a omissão, distorção, substituição ou acréscimo de sons na palavra falada;
disartria – problema articulatório que se manifesta na forma de dificuldade para realizar alguns ou muitos dos movimentos necessários à emissão verbal;
 linguagem tatibite – distúrbio de articulação (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil; rinolalia – ressonância nasal maior ou menor que a do padrão correto da fala, que pode ser causada por problemas nas vias nasais, vegetação adenóide, lábio leporino ou fissura palatina.
Afasia – se caracteriza, mais especificamente, por falhas na compreensão e na expressão verbal, relacionadas à insuficiência de vocabulário, má retenção verbal, gramática deficiente e anormal, escolha equivocada de palavras. A afasia pode ser observada em criança que: ouve a palavra mas não a interioriza com significado; demora para compreender o que é dito; apresenta gestos deficientes e inadequados; confunde a palavra ou frase com outras similares; tem dificuldade de evocação, exteriorizada por ausências de respostas ou tentativas incompletas para achar a expressão ou emissões que a substituem.
Atuação do professor frente aos distúrbios da aprendizagem
Atitudes que devem ser evitadas:
- ressaltar as dificuldades do aluno;
- corrigir o aluno com freqüência perante a classe;
- relegar ou ignorar a criança que não consegue superar sua dificuldade.
Atitudes a serem adotadas:
- evitar que o aluno se sinta inferior;
- considerar o problema de maneira serena e objetiva;
- avaliar o desempenho do aluno pela qualidade de seu trabalho.
- Estimulá-lo a enfrentar o problema, procurando superar-se;
Dislexia
A criança disléxica apresenta sérias dificuldades com a identificação dos símbolos gráficos no início da sua alfabetização, o que acarreta fracasso em outras áreas que dependem da leitura e da escrita. As principais dificuldades são:
- demora a aprender a falar, fazer laço,a reconhecer as horas, a pegar e chutar bola, a pular corda;
- escrever números e letras correspondente, ordenar as letras do alfabeto,meses do ano e sílabas de palavras compridas, distinguir esquerda e direita;
- atrapalha-se ao pronunciar palavras longas;
- dificuldade em planejar e fazer redação.
Disgrafia
Os principais erros da criança disgráfica são:
- apresentação desordenada do texto;
- margens malfeitas ou inexistentes;
- traçado de má qualidade: tamanho pequeno ou grande, pressão leve ou forte,letras irregulares ou retocadas;
- distorção da forma das letras o e a;
- movimentos contrários ao da escrita convencional;
- ligações defeituosas de letras na palavra;
- irregularidades no espaçamento das letras na palavra;
- direção da escrita oscilando para cima ou para baixo;
- dificuldade na escrita e no alinhamento dos números na página.
Autismo infantil
O autismo infantil caracteriza-se por uma interiorização intensa. Teorias interpessoais e orgânicas foram sugeridas para explicar o autismo, mas até agora nenhuma delas foi plenamente aceita.
Características da criança autista:
- solidão em grau extremo e evidente na mais tenra idade;
- ausência de sorriso social;
- não desenvolve linguagem apropriada, repete frases;
- arruma seus objetos sempre da mesma forma e ,mesmo que fique sem vê-los durante umtempo, lembra-se da sua posição;
- possui excelente memória: decora facilmente poesias, canções, aprende sempre novas palavras;
- não mantém contato visual com as pessoas;
- demonstra ansiedade freqüente, aguda, excessiva e aparentemente ilógica;
- possui hiperatividade e movimentos repetitivos, com entorpecimento nos movimentos que requerem habilidades;
- é retraída, apática e desinteressada, numa total indiferença ao ambiente que a rodeia;
- demonstra incapacidade para julgar.

Bibliografia

JOSÉ, Elisabete da Assunção & COELHO, Maria Teresa.Problemas de aprendizagem. São Paulo, Ática. 1989.
DROUET, Ruth Caribe da Rocha. Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo, Ática.1990.
ASSUMPÇÃO JR., Francisco B. & SPROVIERI, Maria Helena. Introdução ao Estudo da Deficiência Mental. São Paulo, Memnon. 2000.
TELFORD, Charles W. & SAWREY, James M.. O indivíduo excepcional. Rio de Janeiro, Zahar Editores. 1983.
GRÜNSPUN, Haim. Distúrbios Psicossomáticos da Criança: o corpo que chora. São Paulo, Atheneu.1988.